domingo, 25 de março de 2012

Meka com farofa de castanha-do-pará



Por mais que se critique a Internet uma coisa ela tem a seu favor: ela encurta distancias.
Graças a ela consigo trocar e-mails com um amigo muito querido que mora longe de São Paulo. Ele é um especialista em peixes. E já me passou várias receitas deliciosas. Uma delas publico aqui no blog.

É claro que eu adaptei, assim como ele adaptou a receita original. Ele usou Congrio eu o Meka, ele usou castanha-de-caju e eu, do castanha-do-pará.

Mas entre uma adaptação e outra, temos aqui um peixe assado muito gostoso, rápido e fácil de fazer.

Receita original:
Ingredientes: 4 filés de côngrio, 4 colheres (chá) de sal, 1 colher (café) de pimenta do reino, 1 xícara (chá) de farinha de milho, 1 xícara (chá) de farinha de mandioca crua, 1/2 xícara (chá) de castanha de cajú triturada, 2 dentes de alho amassados, 1/2 xícara (chá) de azeite, 2 colheres (sopa) de salsa picada, óleo para untar.
Preparo: Tempere os filés com metade do sal e a pimenta e reserve. Em uma tigela misture a farinha de milho, de mandioca, a castanha, o alho, o azeite, a salsa e o resto do sal. Em uma forma untada coloque metade dessa farofa no fundo, disponha os filés, cubra com o restante da farofa e leve ao forno médio, preaquecido, por 30 minutos. Pode servir acompanhado de purê de batata e salada de folhas.
Eu não segui a receita na íntegra. Primeiro porque usei a farinha de milho já na forma de farofa temperada e, assim, não segui a prescrição quanto ao sal. Depois, gosto de temperar o peixe com alguma coisa mais que sal e pimenta. Sempre acrescento limão e gengibre, pois dão um paladar diferente, principalmente se o limão for o siciliano (não deixe de acrescentar raspas de limão se for o siciliano). Usei também o côngrio chileno, embora acho que possa ser usado qualquer tipo de peixe que tenha a carne mais firme (robalo, por exemplo).

Minha versão
. 4 postas de Meka
. 2 colheres (chá) de sal
. suco e raspas de 1/2 limão siciliano
. 1 colher (café) de gengibre ralado
. 1 xícara (chá) de farofa pronta (a minha já é salgada e apimentada)
. 1/2 xícara (chá) de castanha do para triturada
. 2 dentes de alho amassados
. 1/2 xícara (chá) de azeite
. 2 colheres (sopa) de salsa picada
. óleo para untar

1. Tempere os filés com sal, suco e raspas de limão e o gengibre e reserve.
2. Em uma tigela misture a farofa, a castanha, o alho, o azeite e a salsa.
3. Em uma forma untada coloque metade dessa farofa no fundo, disponha os filés, cubra com o restante da farofa e leve ao forno médio, preaquecido, por 30 minutos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! Sua visita a este blog é muito bem vinda e seu comentário também.
Puxe uma cadeira, tome um café e conte sua história.

Related Posts with Thumbnails